A equipe de designers , fotógrafos, gestores, artesãos e colaboradores são os responsáveis pela qualidade dos vários projetos apresentados neste site. Todos profissionais renomados, que entre suas criações próprias, juntam-se em projetos prá lá de especiais no Brasil e na África. Esse trabalho é fruto da colaboração e sinergia existente entre esses profissionais recrutados pelo Designer Renato Imbroisi, figura generosa que junta toda essa turma de entusiastas. Entre colaborações pontuais e contínuas, listo aqui um breve resumo da experiência desse grupo com quem tive o prazer de trabalhar aqui no Brasil e em Moçambique.
Agostinho Constâncio – 28 anos – Escultor Makonde e Presidente da UACAD – União dos Artesãos de Cabo Delgado.
A articulação e empenho de Agostinho com o artesanato já o levou a Portugal a convite do Governo Moçambicano mas o que ele quer mesmo é que o artesanato de Cabo Delgado seja reconhecido e comercializado internacionalmente. Como Makonde, Agostinho aprendeu a esculpir quando criança com a raiz da mandioca e mais tarde com madeiras mais nobres como o pau preto e o pau rosa entre outras.

Acusikinani Abdala é uma das mais antigas mestras do trançado em fibra no Distrito de Palma, região fronteiriça a Tanzania. A prática de fabricar tapetes na palha fina é iniciado quando a menina tem 6 anos e vai por toda a vida. O processo de produção do tapete, que vai desde a coleta da fibra até o tingimento com pigmentos vegetais e industriais pode levar até 1 mês para ser concluido e é executado por muitas mãos. Não são poucas as vezes que as artesãs desistem do tingimento por conta do encontro com os leões nos locais onde coletam o material que necessitam. Dona Acuzikinani desconhece a sua idade e não fala o português, só o Kimakwe, língua que mistura o Makonde, Swahili e kimwani. Exímias cantoras, as mulheres de Palma fazem de qualquer encontro uma grande festa.
Selemane Rabio e Rachide Rachide são os líderes de duas associações de ourives na Ilha do Ibo. A Ourivesaria da Fortaleza e Ourivesaria Moderna. A joalheria do Ibo ainda é feita da forma que aprenderam há mais de 3 gerações. Onde o metal é derretido em uma pequena fogueira passando por várias etapas até a montagem, utilizando um tubo de sopro como maçarico para juntar os pequenos elementos de prata. Esses dois artesãos, apesar de terem aprendido do mesmo mestre, eram rivais até que tiveram que unir esforços para produzir para um grande cliente. Não faltaram confusões e ainda hoje há um longo caminho a percorrer para mostrar a beleza desse trabalho, mas a mesa recheada de belos produtos demonstra que a bandeira branca está hasteada nesse forte.
Com seus carrinhos e animais de pano, o Artesão Lamo quer chegar longe. Do meu primeiro dia em Pemba, na Praia do Wimbi, recebi desse sorridente rapaz uma boneca de pano confeccionada por ele, daí pra frente a colaboração começou e outras idéias floresceram. Elefantes , machibombos (ônibus locais), aviões e muitos outros brinquedos saíram das mãos desse talentoso artesão. Nem as chacotas dos amigos por fazer bonecas e brinquedos o demove do ofício que tanto ama. também, de lá pra cá ele já comprou um pedaço de terra, conquista que não é brincadeira.
Idaia Amade fez sua primeira viagem para fora da Aldeia para uma feira em Maputo, depois dessa outras viagens se seguiram para participar de cursos e outros eventos que abriram as portas para a sua participação na Santa Fé Folk Art Market nos Estados Unidos. A vontade de conhecer o mundo era tão grande que nem a viagem de 16 horas ou a rígida inspeção das fronteiras americanas amedrontou essa artesã. Hoje a sua maior conquista é a nova liberdade que vem com as vendas dos seus tapetes e o orgulho de conhecer outras realidades além da aldeia. O sonho que ainda persiste é o de aprender a ler e a escrever.
Lucia é uma jóia assim como as jóias de crochê que faz. Exímia crocheteira, Lúcia enfrentou a fúria do marido para ir as feiras apoiadas pelo Sebrae em São Paulo e no Rio. Hoje o marido mais manso e o filho na universidade, se orgulham do trabalho dessa incrível mulher.
Designer, fotógrafos, colaboradores e seus sites
Renato Imbroisi, Lucas Moura, Adriane Coletto, Marilane Damasceno, Cris Barreto, Cris Cunali, Hisako Kawakami, Emile Badran, Astrid Sulger, Marisa Fick -Jordaan, Ezio Evy, Roze Mendes, Fábio Del Re, Clóvis França, Zezé Monteiro, Allan Schuartz, Gabriela Ricca.













